• Comercial - Compra e Venda com Reserva de Domínio
    < Voltar

    COMPRA E VENDA COM RESERVA DE DOMÍNIO
       

    Por este particular instrumento de contrato de compra e venda com reserva de domínio, firmado, de um lado, pela .......... (qualificar), e de outro lado por .......... (qualificar), aqui denominados a primeira VENDEDORA e o segundo COMPRADOR, é justo e contratado o seguinte:
     
    1ª - A VENDEDORA vende e o COMPRADOR se compromete a pagar as mercadorias (especificar) constantes na nota fiscal n° .........., pelo preço de R$ .......... prestações mensais, iguais e consecutivas, vencendo-se a primeira no dia .......... .
     
    2ª - O COMPRADOR obriga-se a efetuar o pagamento das prestações referidas na cláusula 1ª, no vencimento, no estabelecimento da VENDEDORA, independentemente de qualquer aviso, notificação ou interpelação, judicial ou extra-judicial.
     
    3ª - A falta de pagamento de três prestações, sucessivas ou intercaladas, determinará o vencimento antecipado das demais prestações, podendo a VENDEDORA cobrá-las por via judicial, em ação de execução, cobrando o saldo devedor, juros de mora, custas e outras despesas, além de honorários advocatícios arbitrados em 20% sobre o valor do débito.
     
    4ª - Para o COMPRADOR, servirá de prova de pagamento das prestações a quitação lançada nos recibos, no carnê de pagamento ou na duplicata, por autenticação mecânica da máquina registradora.
     
    5ª - Os juros de mora serão computados à razão de 12% ao ano, a partir da data de vencimento de cada prestação.
     
    6ª - Ocorrendo um atraso superior a 15 dias no pagamento de uma prestação, será cobrado do COMPRADOR uma taxa de 2% ao mês sobre o valor da prestação, a título de despesas de cobrança.
     
    7ª - Ficar reservado à VENDEDORA o exclusivo domínio das mercadorias objeto do presente contrato, até a liquidação da duplicada emitida e aceita da venda, havendo as partes aceito o pacto de reserva de domínio, ficando a VENDEDORA com a faculdade de optar pela integração de posse das mercadorias e ou promover a competente ação de execução.
     
    8ª - É assegurado à VENDEDORA o direito de ceder ou transferir os direitos e ações que lhe cabem no presente contrato, dispensado o prévio consentimento do COMPRADOR.
     
    9ª - Ocorrendo rescisão deste contrato por culpa do COMPRADOR, efetuar-se-á a avaliação do objeto restituído para verificar a sua depreciação, sendo descontado o valor restante o valor das prestações vendidas e não pagas, acrescido dos encargos de financiamento.
     
    10ª - As dúvidas que surgirem serão resolvidas na conformidade da legislação vigente.
     
    11ª - Como fiador e principal pagador, solidário com as obrigações assumidas pelo COMPRADOR, assina também o presente contrato o Sr.________.
     
    12ª - Para todas as ações decorrentes do presente contrato, é eleito o foro desta cidade.
       
    E, para firmeza do justo e contratado, assinam o presente instrumento em duas vias de igual teor e forma, com as testemunhas abaixo.

       
    _____________, ____ de ____________ de ____