Usamos cookies e tecnologias semelhantes para ajudar a personalizar conteúdos, adaptar e avaliar anúncios e oferecer uma experiência melhor. Ao clicar em "Aceito" você concorda com isso, conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Para mais dúvidas entre em contato com nossa equipe de atendimento.
  • Como implementar o planejamento estratégico
    < Voltar

    Como implementar o planejamento estratégico

    Participação da equipe é fundamental para o sucesso do projeto

    Nas matérias anteriores abordamos temas e informações que mostraram boa parte do caminho para a elaboração do Planejamento Estratégico de longo prazo de uma empresa:

    • desenvolvimento de indicadores para medir resultados;

    • monitoramento do ambiente externo;

    • preparação do cenário, avaliação de pontos fortes e fracos;

    • elaboração da missão e da visão;

    • estabelecimento de objetivos e metas, e escolha da melhor estratégia.

    O desenvolvimento passo a passo desse conjunto de temas resulta nos aspectos fundamentais de um Plano Estratégico. Uma boa estruturação unindo esses elementos fará com que eles se transformem em um Plano Estratégico sólido. O objetivo será mais facilmente atingido quanto mais as etapas citadas forem realizadas em um ambiente de cooperação positiva entre os responsáveis e os demais colaboradores da empresa. Tendo-se então um plano, como fazer para implementá-lo, transformando-o em realidade, para que a empresa possa colher os frutos esperados?

    Para muitos autores, essa é a parte mais difícil de todo o processo e depende de muitos fatores. Um dos mais relevantes para o sucesso do Planejamento Estratégico está relacionado com o ego das pessoas. A experiência mostra que, quando as pessoas diretamente ligadas às tarefas de execução, participam também da etapa de elaboração do plano, existirá um maior comprometimento e facilitará a realização das ações. É o poder da coesão de toda equipe, desde o início.

    A experiência mostra também que, quando um plano é elaborado por um líder que o impõe para sua equipe, as probabilidades de fracasso aumentam. Outro elemento importante é o desdobramento em um plano de ação, definindo-se as pessoas que irão executá-lo, ou seja, quem faz o quê, quando, onde, como e a que custo: as responsabilidades e obrigações serão de todos. As reuniões periódicas de controle da execução do plano, e os ajustes adequados, também são fatores relevantes para a implantação. Estes são sinais confiáveis de uma boa gerência, passos fundamentais para que os resultados sejam atingidos.